stickyimage

Leia mais Fechar
http://fatosnoticiasonline.com.br/wp-content/uploads/2014/09/Banner-site-curvas1.jpghttp://fatosnoticiasonline.com.br/wp-content/uploads/2014/09/Banner-site-curvas1.jpg


Conheça a cidade 2ª melhor qualidade de vida do mundo

Geneve pour moi Encantadora, acolhedora, histórica e moderna…
carol

Carol Querino Lima

Geneve/Suiça – Eis um pouco da cidade que tenho descoberto a cada dia. Geneve ou Genebra (pode chamar como quiser) encanta com sua ruas históricas, com flores espalhadas por todos os lugares e lojas com letreiros de marcas desejadas em todo o mundo. Geneve encanta com seus jardins e praças ao ar livre, com engravatados lanchando tranquilamente e seus idosos muito bem vestidos. Seus bosques e parques são relaxantes. A especialidade e uma de suas referências é a pontualidade, não é atoa que as os melhores relógios do mundo são fabricados por aqui. A praticidade dos transportes como trens e onibus são de uma qualidade invejável e rica no contexto de acessibilidade . Outra coisa que me chama a atenção é a gastronomia onde encontramos pães, queijos e chocolates divinos. Os restaurantes ao ar livre são lindos e exibem pratos maravilhosos.

Seu ponto turístico principal é o Jet d’Eau, monumento mais representativo da suíça com 124 anos. Atualmente alcança 140 metros de altura e pode ser vista em quase todos os pontos altos da cidade, é a parada obrigatória dos turistas. O jato de água muda de acordo com o clima do dia nos presenteando com arco íris e dançando de acordo com o vento. Ao contrário do que dizem os franceses e suíços são simpáticos e gentis. Nunca comece qualquer tipo de diálogo sem antes falar um Bonjour. E por falar em Bonjour em Genève a língua local é o francês mas vc encontra gente do mundo inteiro por ser uma cidade turística.

lara

Menina (Lara) observando o Lago jet d’eau

Geneve/Suiça – Genebra cidade Suíça localizada no oeste do país, figura como a segunda mais populosa cidade suíça, depois de Zurique e a mais populosa da região da Romandia, a parte francófona da Suíça. Situada onde o rio Ródano deixa o Lago Lemano , no chamado Pequeno Lago ou Lago de Genèbra, é a capital do Cantão de Genebra. O gentílico de Genebra é genebrino/a.

A cidade propriamente dita tinha em janeiro de 2009 uma população de 183 287, e o cantão de Genebra contava 446 106 habitantes nesse mesmo período. A região da França que fazia limite com a região da Romandia, contava 293 000 habitantes em julho de 2009.

Como uma importante cidade global, Genebra é, ao lado de Nova York, o centro mais importante da diplomacia e da cooperação internacional em razão da presença de inúmeras organizações internacionais, fazendo de Genebra sede de diversos departamentos e filiais das Nações Unidas, da Cruz Vermelha e da UNESCO — fazendo com que a cidade tenha a alcunha de “Cidade da Paz”, uma vez que lá foram assinadas diversos tratados em prol da paz mundial, incluindo, o durante a Convenções de Genebra que dizem sobretudo respeito ao tratamento de não-combatentes de guerra e Prisioneiros de Guerra.

Genebra é considerada um dos mais importantes centros financeiros do mundo, estando, segundo estudos de 2010, à frente de Tóquio, Chicago, Frankfurt e Sydney segundo a financeira Global Index, e em terceiro lugar na Europa, depois de Londrese Zurique. Um exame feito pela Consultoria de Investimentos Mercer em 2009 a classifica como a terceira cidade com maior qualidade de vida no mundo (e na Suíça, superada somente por Zurique). Em 2011, foi considerada a quinta cidade mais cara para se viver no mundo.

Genebra aparece pela primeira vez na história como uma cidade fronteiriça, fortificada contra os celto-germânicos helvécios, que os romanos conquistaram em 121 a.C.. Tornou-se um episcopado no século 4. Em 443 d.C., foi tomada pela Borgonha, e com este último caiu para os francos em 534. Em 888 a cidade foi parte do novo Reino da Borgonha, e com ela foi adquirida em 1033 pelo imperador alemão. De acordo com relatos lendários encontrados nas obras de Gregorio Leti ( “Historia Genebra”, Amsterdã, 1686).

Devido à notória neutralidade suíça, Genebra foi escolhida para albergar um grande número de organizações de cooperação internacional. Assim a chamada Genebra Internacional conta com mais de 20 organizações internacionais e mais de 250 organizações não governamentais (ONG). Entre as primeiras destacam-se a sede europeia das Nações Unidas, a Organização Mundial da Saúde, o Comité Internacional da Cruz Vermelha fundado pelo Suiço Jean Henri Dunant, ou a Organização Europeia para a Investigação Nuclear;

IntAutoSalonGenf08

Salão Automóvel de Genebra

ECONOMIA: A economia de Genebra é principalmente orientada para serviços. A cidade tem um setor financeiro importante e antigo, que é especializada em Banco privado (Com gestão de cerca de 1 bilhão de dólares ativos) e ao financiamento do comércio internacional. É também um importante centro de comércio de comodidades.

Genebra acolhe a sede internacional de empresas como PrivatAir, JT International (JTI), Mediterranean Shipping Company, a Serono, SITA, Société Générale de Surveillance e STMicroelectronics. Muitas outras empresas multinacionais como a Caterpillar, DuPont, Take Two Interactive, a Electronic Arts, a INVISTA, Procter & Gamble e Sun Microsystems têm a sua sede européia na cidade. Hewlett Packard em Genebra tem sede na Europa, África e Oriente Médio.

Existe uma longa tradição de relojoaria (Baume et Mercier, Charriol, Chopard, Franck Muller, Patek Philippe, Rolex, Raymond Weil, Omega, etc.) Dois grandes produtores internacionais de aromas e fragrâncias, Firmenich e Givaudan, têm a sua sede e instalações de produção principal, em Genebra.

Muitas pessoas também trabalham nos escritórios de várias organizações internacionais localizadas em Genebra (cerca de 24.000 em 2001).

O Salão Automóvel de Genebra é um dos mais importantes no mundo. A exposição é realizada no Palexpo, um gigantesco centro de convenções localizado ao lado do Aeroporto Internacional.

Em 2009, Genebra foi classificada como a quarta cidade mais cara do mundo. Genebra subiu de quarto para oitavo lugar na pesquisa daquele ano. Genebra é classificada atrás de Tóquio, Osaka e Moscou em primeiro, segundo e terceiro respectivamente. Genebra também venceu Hong Kong, que ficou em quinto lugar.

QUALIDADE DE VIDA: Genebra é considerada pela pesquisa mundial de qualidade de vida a segunda melhor do planeta (atrás da também suíça Zurique), e subiu a uma posição, em relação ao ranking do ano passado em função do seu sistema escolar, considerado o melhor do mundo.

Rade_Geneve

EDUCAÇÃO: Genebra abriga a Universidade de Genebra, fundada por João Calvino em 1559. O Instituto de Pós-Graduação de Estudos Internacionais e Desenvolvimento é também, em Genebra. O Instituto de Pós-Graduação foi uma das primeiras instituições acadêmicas para ensinar as relações internacionais no mundo. Além disso, a escola internacional mais antiga do mundo está localizado em Genebra, a Escola Internacional de Genebra, fundada em 1924, juntamente com a Liga das Nações. A Webster University, uma universidade norte-americana, também tem um campus em Genebra. Além disso, a cidade abriga o Instituto Internacional de Lancy (fundado em 1903).

University_Geneva

Universidade de Genebra.

A Escola de Genebra de Diplomacia e Relações Internacionais é uma universidade privada em razão do Château Penthes, uma mansão antiga com um parque e vista para o Lago Genebra.

No cantão de Genebra, o sistema de escolas públicas tem escolas primárias (idades 4-12) e os ciclos de orientação (idades 12-15). A obrigação de frequentar a escola termina aos 16 anos, mas o ensino secundário é ministrado por faculdades (idades 15-19),sendo que o mais antigo deles é o “College Calvin”, o que poderia ser considerada uma das mais antigas escolas públicas de todo o mundo.

Genebra tem também várias escolas privadas. No entanto, fora de todas as instituições há o CERN (Organização Europeia para Pesquisa Nuclear) é provavelmente o mais conhecido a nível mundial. Fundado em 1954, o CERN foi um dos primeiros joint ventures em toda a Europa e desenvolveu-se como o maior laboratório do mundo da física de partículas.Físicos de todo o mundo viajam ao CERN para realizarem pesquisas e explorar as forças fundamentais e materiais que formam o universo.

Então fica ai minha dica pra quem quer viajar e conhecer os melhores lugares da Europa. Cunsulte seu agente de viagem, arrume suas bagagens e venha conhecer Geneve a 2ª melhor cidade do mundo pra se viver.

Por: Carol Querino Lima (Fatos Noticias Online)

Carol Querino
Sobre

Fotógrafa e Colunista

2 Comments to Conheça a cidade 2ª melhor qualidade de vida do mundo

Comente

Required