stickyimage

Leia mais Fechar
http://fatosnoticiasonline.com.br/wp-content/uploads/2014/09/Banner-site-curvas1.jpghttp://fatosnoticiasonline.com.br/wp-content/uploads/2014/09/Banner-site-curvas1.jpg


Nove profissões de um futuro que está batendo à nossa porta

Com o avanço da tecnologia, ideias que pareciam ficção científica podem, em breve, render uma nova carrreira
BOA_TELECIRURGIAO

O telecirurgião opera remotamente usando ferramentas de cirurgia robótica e sistemas sensoriais – Reprodução

RIO — Com a evolução tecnológica, o que um dia pareceu coisa de filmes de ficção científica pode se tornar, amanhã, uma nova profissão. O palestrante e visionárioThomas Frey, autor do livro “Communicating with the future’’ (“Comunicando com o futuro”) e que faz previsões do comportamento humano no futuro, acredita que 60% das profissões dos próximos dez anos ainda nem foram inventadas. Com base nas mudanças sociais, tecnológicas, econômicas e ambientais que vivemos nos dias de hoje, as empresas Canadiam Scholarship Trust Plan (CST) e Sparks & Honey listaram uma série de profissões que acreditam que serão criadas ou se tornarão comuns no futuro, tais como ”condutor de drones” e “agricultor urbano”.

 

Condutor de drones. A Agência Americana de Aviação Federal estima que, em 2018, haverá pelo menos 30 mil drones ao redor do mundo. Assim, é aconselhável treinar pessoas para conduzi-los. Amazon e Domino’s, por exemplo, já ‘domesticaram’ esta criatura voadora para entregar suas mercadorias.

Agricultor urbano. Depois do surgimento do jardim vertical, neo-agricultores começam a surgir no meio urbano, aproveitando áreas incomuns, como telhados, ônibus e até mesmo bunkers subterrâneos, para plantar. Por que os alimentos precisam viajar ao redor do mundo até chegar à sua casa se podem ser cultivados ao lado?

Impressor de alimentos 3D. A última tendência da impressão 3D é a criação de um novo desafio para chefs e engenheiros. Food printing (comida impressa) exige mais e mais conhecimento sobre como escolher o material comestível ideal para ser usado. A impressora de comida 3D vai se tornar especialista em resolver problemas ligados a este produto, que em breve terá uma alta demanda.

Designer de material reciclado. A reciclagem está se tornando uma maneira popular de utilizar o lixo como matéria-prima para novas criações. O designer de material reciclado transforma o lixo em novos produtos de qualidade.

Restaurador (rewilder). Enquanto alguns projetos, como o Rewilding Europe, planejam trazer os animais de volta para seu habitat de origem, o restaurador do futuro pode tornar-se útil para restaurar danos ambientais causados pelo homem ao campo, ao construir estradas no lugar de florestas e vegetação natural.

Nostalgista. A nostalgista é um designer de interiores especializado em recriar memórias para os seus clientes idosos, que podem reviver suas décadas favoritas. Uma carreira que combina habilidades de design com o conhecimento de um terapeuta e pesquisador histórico.

Arquiteto de realidade aumentada. Capaz de combinar vídeo, áudio, imagens e realidade aumentada em um único produto, o arquiteto de realidade aumentada é capaz de criar experiências imersivas completas para campanhas de marketing, indústrias de entretenimento ou como ferramenta educacional.

Telecirurgião. O telecirurgião opera remotamente usando ferramentas de cirurgia robótica e sistemas sensoriais. Com uma combinação de tecnologias de telecomunicações de alta velocidade, ele será capaz de operar pacientes em distantes localidades.

POR O GLOBO

Rogerio Ramos
Sobre

Rogerio Ramos é Vice Presidente da AIERJ (Associação de Imprensa do Estado do Rio de Janeiro) e Diretor da Fator 3 Comunicação. "Sempre gostei de me comunicar e faço isso há muitos anos e de várias maneiras. Fazer com que as pessoas fiquem bem informadas é sempre um desafio para mim. Por isso criei o site Fatos Notícias On Line. E desejo que esse portal de informação e entretenimento alcance este objetivo". Contato: +55 (21) 96439-0928 Email: rogerio@fator3comunicacao.com.br

Comente

Required