stickyimage

Leia mais Fechar
http://fatosnoticiasonline.com.br/wp-content/uploads/2014/09/Banner-site-curvas1.jpghttp://fatosnoticiasonline.com.br/wp-content/uploads/2014/09/Banner-site-curvas1.jpg


Nove profissões de um futuro que está batendo à nossa porta

Com o avanço da tecnologia, ideias que pareciam ficção científica podem, em breve, render uma nova carrreira
BOA_TELECIRURGIAO

O telecirurgião opera remotamente usando ferramentas de cirurgia robótica e sistemas sensoriais – Reprodução

RIO — Com a evolução tecnológica, o que um dia pareceu coisa de filmes de ficção científica pode se tornar, amanhã, uma nova profissão. O palestrante e visionárioThomas Frey, autor do livro “Communicating with the future’’ (“Comunicando com o futuro”) e que faz previsões do comportamento humano no futuro, acredita que 60% das profissões dos próximos dez anos ainda nem foram inventadas. Com base nas mudanças sociais, tecnológicas, econômicas e ambientais que vivemos nos dias de hoje, as empresas Canadiam Scholarship Trust Plan (CST) e Sparks & Honey listaram uma série de profissões que acreditam que serão criadas ou se tornarão comuns no futuro, tais como ”condutor de drones” e “agricultor urbano”.

 

Condutor de drones. A Agência Americana de Aviação Federal estima que, em 2018, haverá pelo menos 30 mil drones ao redor do mundo. Assim, é aconselhável treinar pessoas para conduzi-los. Amazon e Domino’s, por exemplo, já ‘domesticaram’ esta criatura voadora para entregar suas mercadorias.

Agricultor urbano. Depois do surgimento do jardim vertical, neo-agricultores começam a surgir no meio urbano, aproveitando áreas incomuns, como telhados, ônibus e até mesmo bunkers subterrâneos, para plantar. Por que os alimentos precisam viajar ao redor do mundo até chegar à sua casa se podem ser cultivados ao lado?

Impressor de alimentos 3D. A última tendência da impressão 3D é a criação de um novo desafio para chefs e engenheiros. Food printing (comida impressa) exige mais e mais conhecimento sobre como escolher o material comestível ideal para ser usado. A impressora de comida 3D vai se tornar especialista em resolver problemas ligados a este produto, que em breve terá uma alta demanda.

Designer de material reciclado. A reciclagem está se tornando uma maneira popular de utilizar o lixo como matéria-prima para novas criações. O designer de material reciclado transforma o lixo em novos produtos de qualidade.

Restaurador (rewilder). Enquanto alguns projetos, como o Rewilding Europe, planejam trazer os animais de volta para seu habitat de origem, o restaurador do futuro pode tornar-se útil para restaurar danos ambientais causados pelo homem ao campo, ao construir estradas no lugar de florestas e vegetação natural.

Nostalgista. A nostalgista é um designer de interiores especializado em recriar memórias para os seus clientes idosos, que podem reviver suas décadas favoritas. Uma carreira que combina habilidades de design com o conhecimento de um terapeuta e pesquisador histórico.

Arquiteto de realidade aumentada. Capaz de combinar vídeo, áudio, imagens e realidade aumentada em um único produto, o arquiteto de realidade aumentada é capaz de criar experiências imersivas completas para campanhas de marketing, indústrias de entretenimento ou como ferramenta educacional.

Telecirurgião. O telecirurgião opera remotamente usando ferramentas de cirurgia robótica e sistemas sensoriais. Com uma combinação de tecnologias de telecomunicações de alta velocidade, ele será capaz de operar pacientes em distantes localidades.

POR O GLOBO

Rogerio Ramos
Sobre

Vice Presidente da AIERJ (Associação de Imprensa do Estado do Rio de Janeiro). Jornalista, Produtor de TV, Editor e Diretor da Fator 3 Comunicação. Especialista em Marketing Político, onde se tornou conhecido por participar de várias campanhas eleitorais vitoriosas onde atua no mercado há 17 anos. Também escreve matérias para alguns jornais do Rio de Janeiro e para o portal de noticias www.fatosnoticiasonline.com.br comentando sobre diversos assuntos. Contato: +55 (21) 96439-0928 Email: rogerio@fator3comunicacao.com.br

Comente

Required